Atividades diversificadas

• Aulas de Alemão – Sprachdiplom

O ensino da Língua Alemã inicia na Educação Infantil, com aulas semanais, nas quais os alunos aprendem o idioma a partir de atividade lúdicas, músicas e conversação. Os alunos do 2º ano EF ao 5º ano EF têm duas aulas semanais de Alemão. A partir do 6º ano EF o Colégio oferece as aulas do Deutsches Sprachdiplom. Com cinco aulas semanais, o objetivo do CEJ é preparar os alunos com excelência para a obtenção do certificado de proficiência ao término do Ensino Médio. Com esse certificado, os alunos poderão ter vantagens como cursar uma universidade na Alemanha, participar de programas de bolsa de estudos ou ter uma colocação diferenciada no mercado de trabalho.

• Mostras de trabalho

As Mostras de Trabalho são realizadas com o objetivo de buscar a parceria dos pais na caminhada escolar dos alunos. No dia da Mostra os alunos apresentam em sua respectiva sala os projetos , trabalhos ou atividades realizadas em todas as disciplinas no decorrer do processo escolar. A apresentação é realizada de forma dinâmica, utilizando diferentes recursos e, principalmente, o conhecimento adquirido e a oralidade do aluno. No Ensino Fundamental I e II as mostras ocorrem por série somente no segundo semestre. Na Educação Infantil e 1º ano EF são realizadas duas vezes por ano (primeiro semestre e segundo semestre).

• Dias de formação

Tem o objetivo de envolver a comunidade escolar em experiências sociais para sensibilizar e conscientizar os alunos para a realidade, através de projetos sociais que busquem a transformação. No dia de formação a turma participa de um dia de retiro da escola com a proposta de refletirem sobre determinados temas como indivíduos , como turma e como parte integrante de um grande grupo, através de dinâmicas de grupo, desafios e jogos. Essa atividade é realizada em casas de retiro da região, com alunos do 6º ao 9º ano EF.

• Gincana CEJ

A Gincana CEJ é um evento que estimula o trabalho coletivo para cumprir objetivos pré-estabelecidos com precisão e habilidade. O desenvolvimento das atividades terá aspectos sociais, dando preferência às ações ligadas às produções criativas, esportivas, recreativas, culturais e artísticas, buscando a realização coletiva e pessoal e explorando o potencial de cada participante. Participam todos os alunos do CEJ, pais e comunidade. Entre os objetivos da Gincana, destacamos:

• Desenvolver o espírito de competição como atitude positiva e enriquecedora da formação do indivíduo;
• Despertar o lado artístico-cultural, esportivo e recreativo dos participantes;
• Desenvolver a imaginação criadora, vivenciando-se ao mesmo tempo o valor da liberdade exercida com responsabilidade;
• Exercitar o espírito de liderança, motivação e cooperação;
• Valorizar o sentimento de pertencimento à escola, ampliando-se os horizontes da prática da cidadania;
• Proporcionar a cultura e o lazer aos participantes;
• Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do meio ambiente;
• Coletar materiais para fins humanitários